Curiosidades e Pensamentos

Só coisa fina. Leia, aprenda, reflita.

Neil deGrasse Tyson - Nossa Origem Atômica é um Pensamento Perturbador - Legendado

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Forte, mas verdadeiro

Visita de Feynman ao Brasil
Nota do Blog P. ACT
Segue um texto extraído do livro “ O Senhor está Brincando, Sr. Feynman?” de Richard P. Feynman (físico norte americano  ganhador do prêmio Nobel de Física em 1965). Ele conta sobre sua experiência de ensino no Brasil na década de 50, mas muito do que está escrito nesse texto é bem atual e reflete a situação do ensino da Física.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pedra ou martelo, o que cai primeiro na lua?
Here's the famous footage of the Apollo 15 astronaut that dropped a hammer & feather on the moon to prove Galileo's theory that in the absence of atmosphere, objects will fall at the same rate regardless of mass.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mago da Física - LEVITRON (Fenômeno "Anti-Gravidade")


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Raio atinge carro em movimento - Gaiola de Faraday


2 comentários:

  1. Pedra ou martelo?
    A aceleração da gravidade faz-se presente em qualquer ponto em volta da Terra e até em seu interior. A direção da aceleração é radial e o sentido é para o centro do planeta. Sempre que deixamos cair um objeto ou o lançamos para cima, a aceleração da gravidade acelera-o em direção ao solo. Nas proximidades da superfície da Terra, o módulo da aceleração da gravidade tem o valor aproximadamente constante de 9,8 m/s2.

    Talvez a coisa mais importante sobre a aceleração da gravidade é que ela é a mesma para todos os corpos, independente de suas massas. Isso significa que se deixarmos cair de uma mesma altura dois objetos quaisquer, de massas diferentes, eles deveriam chegar ao solo exatamente no mesmo instante de tempo. Mas é isso o que observamos na prática? É claro que não. Experimente soltar uma pena e um martelo simultaneamente de uma mesma altura que você não terá dúvidas de que o martelo chegará primeiro ao solo.

    Gabriel Ricardo - 1º B

    ResponderExcluir
  2. PEDRO ZERBINATO 1ºB DOM BOSCO

    Pois bem, pessoas ao verem esse video, devem ficar curiosas e fascinadas ao verem esse fenômeno, e provavelmente se perguntam,"como um carro comun, ao receber uma descarga ellétrica de um raio, permanece intacta? como as pessoas dentro dele nao sofreram nenhuma impacto?" religiosos dirão"essa pessoa é uma iluminada de deus" naverdade, esse fenômeno é simples, e a física explica! o raio, é simplismente, a troca de eletrons da nuvem com a terra através da agua da chuva, que ao bater em uma superfície pode fazer muito estrago. porem um dia um físico(doido pra varear),Maicon Faraday disse: "eu consigo blindar essa grande quantidade de descarga eletrica", e ele se pôs dentro de uma gaiola metalica, sentou numa cadeira de madeira,e fes sobre essa gaiola ele descarregou uma grande descarga eletrica, e ficou em tacta,porque, o metal é um grande condutor eletrico, e os eletrons simplismente passam poela gaiola, e pos o nome do fenômeno de gaiola de faraday,e engenheiros aplicaram essa gaiola em carros e avioes, para blindar o impacto do raio.

    ResponderExcluir